O IMAGINÁRIO RELIGIOSO FUNDAMENTALISTA E A NARRATIVIDADE BÍBLICA

Auteurs

  • Anderson de Oliveira Lima

DOI :

https://doi.org/10.20911/21768757v47n133p83/2015

Mots-clés :

Bíblia, Crítica Narrativa, Imaginário Religioso, Fundamentalismo, Teoria Literária.

Résumé

Este artigo parte da analise literaria aplicada a literatura biblica com a finalidade de identificar os padroes mais marcantes dessas antigas narrativas e entender como se da a relacao entre tais padroes e o imaginario religioso fundamentalista. O objetivo e propor um novo caminho para a critica do fundamentalismo religioso atual que leva em conta as relacoes entre a apropriacao literalista dos textos sagrados, o imaginario religioso dai decorrente, e a aplicacao desses padrões utopicos no mundo dos leitores, onde se pretende concretizar a ficcionalidade bíblica em busca de um mundo melhor.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Anderson de Oliveira Lima

Anderson de Oliveira Lima é doutor em Ciências da Religião pela Universidade Metodista
de São Paulo e especialista em Bíblia (Lato Sensu) pela mesma Universidade. É doutor
e Letras pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e atualmente realiza pesquisa de pós-
-doutorado em Ciências da Religião pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas.

Anderson de Oliveira Lima e doutor em Ciencias da Religiao pela Universidade Metodista de Sao Paulo e especialista em Biblia (Lato Sensu) pela mesma Universidade. E doutor e Letras pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e atualmente realiza pesquisa de pos- -doutorado em Ciencias da Religiao pela Pontificia Universidade Catolica de Campinas.

Téléchargements

Publiée

2015-01-01

Comment citer

OLIVEIRA LIMA, Anderson de. O IMAGINÁRIO RELIGIOSO FUNDAMENTALISTA E A NARRATIVIDADE BÍBLICA. Perspectiva Teológica, [S. l.], v. 47, n. 133, p. 399, 2015. DOI: 10.20911/21768757v47n133p83/2015. Disponível em: https://www.faje.edu.br/periodicos/index.php/perspectiva/article/view/3444. Acesso em: 15 mai. 2024.