A QUESTÃO DE DEUS PARA O SER HUMANO E PARA O CRISTÃO: AS FORMAS CONTEMPORÂNEAS DE ATEÍSMO PRÁTICO E O TESTEMUNHO CRISTÃO

Autores

  • Juvenal Savian Filho

Resumo

O tema do ateísmo e o testemunho cristão – também designado, aqui, como “a questão de Deus” para o ser humano e para o cristão –, aparece, na Gaudium et Spes1, nos números 19-22, concluindo o primeiro capítulo da Constituição Pastoral, dedicado à reflexão sobre a dignidade humana. O capítulo I se abre com a afirmação da dignidade humana, dado o fato de homem e mulher terem sido criados à imagem e semelhança de Deus, capazes de conhecer e amar o seu criador (n. 12), para, em seguida, referir-se ao pecado, fruto do abuso de liberdade e da procura do bem fora de Deus.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2005-01-01

Como Citar

FILHO, Juvenal Savian. A QUESTÃO DE DEUS PARA O SER HUMANO E PARA O CRISTÃO: AS FORMAS CONTEMPORÂNEAS DE ATEÍSMO PRÁTICO E O TESTEMUNHO CRISTÃO. Perspectiva Teológica, [S. l.], v. 37, n. 102, p. 255, 2005. Disponível em: https://www.faje.edu.br/periodicos/index.php/perspectiva/article/view/1468. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Notas e comentários