FÉ CRISTÃ E MUNDO MODERNO

Autores

  • Cleto Caliman

DOI:

https://doi.org/10.20911/21768757v47n132p73/2015

Palavras-chave:

Teologia, Fé cristã, Mundo moderno, Secularização, Concílio Vaticano II, Teologia da libertação.

Resumo

No debate pós-conciliar sobre a relação entre fé cristã e mundo moderno, se constata que o processo de secularização no Ocidente cristão é irreversível. O mundo ocidental tomou consciência de sua autonomia em relação à religião, ao cristianismo, à Igreja. Assume-se a tese de F. Gogarten: a secularização como consequência do impacto da fé bíblica sobre a história. Desta forma, a teologia da seculariza ção abriu o caminho para a reconciliação do cristão com o mundo moderno e suas conquistas. Todavia, o mundo moderno que a fé cristã encontra é o mundo burguês, que relegou a religião ao espaço privado. Por isso, a teologia europeia buscou a sua superação na teologia política de J. B. Metz - a desprivatização da fé cristã pela conquista de um espaço público - e na teologia da esperança de J. Moltmann. Mas a teologia da secularização e as tentativas de sua superação a partir do Primeiro Mundo revelam-se insufiientes para explicar a contradição principal do Terceiro Mundo e da América Latina em situação de dependência:  o contraste entre a minoria rica e abastada e a imensa maioria empobrecida. A teologia da libertação encontra o lugar concreto para fazer a leitura da realidade: a prática libertadora dos pobres. Passa-se, assim, da teologia da secularização à teologia política, e desta à teologia da libertação, como horizonte do fazer teológico. Abre-se, assim, o caminho para uma renovada compreensão da Igreja do Concílio Vaticano II.

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Publicado

2015-01-01

Como Citar

CALIMAN, Cleto. FÉ CRISTÃ E MUNDO MODERNO. Perspectiva Teológica, [S. l.], v. 47, n. 132, p. 221, 2015. DOI: 10.20911/21768757v47n132p73/2015. Disponível em: https://www.faje.edu.br/periodicos/index.php/perspectiva/article/view/3261. Acesso em: 2 maio. 2024.