AS DIMENSÕES DE DECOLONIALIDADE, PLURALIDADE E ECUMENICIDADE DO PENSAR DO PENSAR TEOLÓGICO: O PONTENCIAL CRÍTICO-LIBERTADOR DAS RELIGIÕES NA AMÉRICA LATINA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20911/21768757v55n3p775/2023

Resumo

O artigo tem como objetivo realçar a importância das dimensões de decolonialidade, pluralidade e ecumenicidade para o processo de aprofundamento da teologia latino-americana, em sua perspectiva libertadora, tendo em vista o desenvolvimento do potencial crítico-libertador das religiões e das espiritualidades do continente latino-americano. Utilizando o método da análise qualitativa da bibliografia referente a tais temas, o estudo parte de uma apresentação das categorias decolonialidade, pluralidade e ecumenicidade, e faz, em seguida, uma abordagem descritiva e sumária da diversidade religiosa na América Latina e sua relação com questões socioculturais do continente, numa análise da questão religiosa latino-americana no contexto atual de globalização. Na sequência, numa perspectiva hermenêutica, explora aspectos da teologia latino-americana que impulsionam as dimensões decolonial, pluralista e ecumênica. A pesquisa conclui que as dimensões de decolonialidade, pluralidade e ecumenicidade são fundamentais para os processos de afirmação da identidade sociocultural e religiosa dos povos latino-americanos, ressignificando conteúdos de suas fés e suas crenças e explicitando suas especificidades contextuais. Isso potencializa as religiões no continente para ações construtoras da justiça social, a promoção da vida humana e a defesa da criação e abre novos desafios para a teologia latino-americana.

PALAVRAS-CHAVE: Religiões. Sociedades latino-americanas. Decolonialidade. Princípio pluralista. Ecumenicidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2023-12-27

Como Citar

RIBEIRO, Claudio de Oliveira; WOLFF, Elias. AS DIMENSÕES DE DECOLONIALIDADE, PLURALIDADE E ECUMENICIDADE DO PENSAR DO PENSAR TEOLÓGICO: O PONTENCIAL CRÍTICO-LIBERTADOR DAS RELIGIÕES NA AMÉRICA LATINA. Perspectiva Teológica, [S. l.], v. 55, n. 3, p. 775, 2023. DOI: 10.20911/21768757v55n3p775/2023. Disponível em: https://www.faje.edu.br/periodicos/index.php/perspectiva/article/view/5364. Acesso em: 27 abr. 2024.