CATEQUESE E COMUNIDADE CRISTÃ

Autores

  • Juan A. Ruiz de Gopegui

DOI:

https://doi.org/10.20911/21768757v37n103p315/2005

Palavras-chave:

Evangelização, catequese renovada, catequese querigmática, catequese narrativa, iniciação cristã.

Resumo

O artigo, após analisar as diversas etapas da renovação catequética, sugere que muitas das dificuldades que a catequese experimenta nascem da falta de consciência de que a comunidade eclesial é o sujeito principal da catequese. Sem negar o ministério específico dos catequistas, isso significa que toda a vida da comunidade – sua estruturação comunitária, suas celebrações litúrgicas, sua ação missionária, seus serviços sociais e atitudes políticas – deve ser catequese viva, contribuindo para o crescimento da fé de cada membro da comunidade. Exige também a interação entre o ministério específico dos catequistas e a vida da comunidade, que por sua vez deverá refletir o que é transmitido nas catequeses específicas. No nível universal: Renovação conciliar da Igreja e Catequese renovada se condicionam reciprocamente.

ABSTRACT: After analysing the various steps of catechesis renewal, the article suggests that much of its difficulties come from not being aware that the ecclesial community is the main subject of the catechesis. Without denying the specific ministry of catechist, it means that the whole community life – its communal structure, liturgical celebrations, missionary action, social services, and political attitudes – should be an active catechesis, contributing to the faith growing of each member of the community. It demands an interaction between the specific ministry of catechists and community life, which by its nature shall reflect what is communicate in the specific catechesis. In the universal level: Conciliar renewal of the Church and catechesis renewal should be intrinsically connected. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2005-01-01

Como Citar

GOPEGUI, Juan A. Ruiz de. CATEQUESE E COMUNIDADE CRISTÃ. Perspectiva Teológica, [S. l.], v. 37, n. 103, p. 315, 2005. DOI: 10.20911/21768757v37n103p315/2005. Disponível em: https://www.faje.edu.br/periodicos/index.php/perspectiva/article/view/376. Acesso em: 29 abr. 2024.