A TRADIÇÃO DA ORAÇÃO NO ORIENTE CRISTÃO
DOI:
https://doi.org/10.20911/21768757v46n130p383/2014Palavras-chave:
Jesus, Oração, Oriente, Silêncio, Palavra.Resumo
O artigo centra-se no essencial da oração cristã no Oriente. Apresenta os aspectos fundamentais dessa experiência. Especifica os elementos que constituem o percurso do asceta e do monge através da oração, a qual está ligada à tradição hesicasta. A oração inclui vários elementos preparatórios: o silêncio interior (amerimnia), a vigilância, a atenção. Uma forma concreta de oração é a “Oração de Jesus”, que está presente também no Ocidente. Monológica e repetitiva, baseia-se na importância do nome divino, do nome de Jesus, o que mostra o poder da palavra. A força da oração se reflete somaticamente. O orante oriental sofre mudança na fisionomia e na disposição do corpo. Vê-se que há uma vasta riqueza interior no campo da oração. Conforme alguém se aproprie do método para orar, a partir de sua individualidade, concretizará diferentes formas de oração no Ocidente ou no Oriente.
ABSTRACT: The article focuses on the essentials of Christian prayer in the Orient. The article presents the fundamental aspects of that experience. It specifies the elements that constitute the ascetic and monastic tradition through prayer, which is linked to the hesicasta tradition. The prayer includes several preparatory elements: the inner silence (amerimnia), vigilance, attention. A concrete way of prayer is the “Jesus prayer”, which is also present in the West. Monologist and repetitive, this prayer is based on the importance of the divine name, the name of Jesus, which shows the power of the word. The power of prayer is reflected somatically. The Eastern person who prays suffers change in physiognomy and the disposal of the body. It is seen that there is a vast wealth of interior prayer. Depending on how a person adopts a method for prayer, stemming from his individuality, will determine different forms of prayer in the West or in the East.Â
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