MAGISTÉRIO E CONSCIÊNCIA

Autores

  • Bernard Sesboüé

DOI:

https://doi.org/10.20911/21768757v44n124p399/2012

Resumo

Este artigo propõe uma breve reflexão sobre a relação histórica e atual entre o exercício do magistério e o necessário respeito da consciência dos crentes. Uma primeira parte retoma a evolução da consciência a partir dos tempos modernos e de suas consequências : uma nova figura da fé e da vida no seio da comunidade cristã. Uma segunda parte recapitula as diferentes formas de exercício do magistério eclesial no curso da história e as dificuldades postas por seu encontro com a modernidade. O autor apresenta então um sonho, propondo uma nova maneira de proceder: não mais a simples vigilância, mas a animação de um grande debate planetário sobre todas as dificuldades postas ao ato de crer, a fim de revivificar o sensus fidei do povo cristão. A terceira parte retoma o problema da verdade na qual magistério e consciência moderna devem encontrar um consenso autêntico.

ABSTRACT: This article proposes a brief reflection on the historical and current relationship between the exercise of the Magisterium and the need to respect the conscience of believers. A first part follows the evolution of conscience from modern times and its consequences: a new figure of faith and of life within the Christian community. A second part recapitulates the different forms of exercise of the ecclesial Magisterium in the course of history and the difficulties posed by its encounter with modernity. The author proposes a dream by proposing a new way to proceed: no longer simply surveillance, but the animation of a large planetary debate about all difficulties made the act of believing, in order to give new life to the sensus fidei of Christian people. The third part takes up the problem of truth in which teaching and modern conscience must find a genuine consensus.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2012-01-01

Como Citar

SESBOÜÉ, Bernard. MAGISTÉRIO E CONSCIÊNCIA. Perspectiva Teológica, [S. l.], v. 44, n. 124, p. 399, 2012. DOI: 10.20911/21768757v44n124p399/2012. Disponível em: https://www.faje.edu.br/periodicos/index.php/perspectiva/article/view/2895. Acesso em: 2 maio. 2024.