VATICANO II: UMA VISÃO DE FUTURO – UMA PEDAGOGIA DA FÉ – UMA MANEIRA DE RESOLVER QUESTÕES PARTICULARES

Autores

  • Christoph Theobald

DOI:

https://doi.org/10.20911/21768757v45n126p267/2013

Palavras-chave:

Vaticano II, Hermenêutica conciliar, Lumen gentium, Igreja, Conversão.

Resumo

O desafio atual da recepção do Concílio Vaticano II reside numa leitura prospectiva de seus textos, em busca de um potencial de futuro que só pode ser discernido hoje em diálogo com nosso diagnóstico do momento presente. Tal programa de hermenêutica prospectiva supõe que se reconheça o caráter transitório do Concílio e que ele seja compreendido como um gigantesco “processo de aprendizagem”. O autor convida a melhor compreender a visão “programática” da Constituição Lumen Gentium, que apresenta a Igreja como figura de futuro. Ele mostra que esta visão exige uma pedagogia da fé como pedagogia de conversão e, enfim, propõe uma maneira de se aproximar de quatro questões particulares.

ABSTRACT: The current challenge of the reception of Vatican II is a prospective reading of their texts, in search of a future potential that can only be discerned today in dialogue with our diagnosis of the present moment. Such a program of prospective hermeneutics assumes the recognizing of the transitory character of the Council and that it will be understood as a grand “learning process”. The author invites the reader to better understand the “programmatic” vision of the Constitution Lumen Gentium, that presents the Church as a figure of the future. He shows that this vision requires a pedagogy of the faith as a pedagogy of conversion and, finally, he proposes a way of approaching four particular issues. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2013-01-01

Como Citar

THEOBALD, Christoph. VATICANO II: UMA VISÃO DE FUTURO – UMA PEDAGOGIA DA FÉ – UMA MANEIRA DE RESOLVER QUESTÕES PARTICULARES. Perspectiva Teológica, [S. l.], v. 45, n. 126, p. 267, 2013. DOI: 10.20911/21768757v45n126p267/2013. Disponível em: https://www.faje.edu.br/periodicos/index.php/perspectiva/article/view/2700. Acesso em: 28 abr. 2024.