NIETZSCHE E O ENSINO DE FILOSOFIA: A MARGEM DE MANOBRA COMO POSSIBILIDADE PARA O FILOSOFAR EM SALA DE AULA
DOI:
https://doi.org/10.20911/21769389v52n162p135/2025Resumen
Este artigo tem por objetivo estabelecer uma relação entre algumas características marcantes do estilo da escrita de Friedrich Nietzsche e o ensino de filosofia. Em primeiro lugar, realizamos uma exposição teórica sobre o estilo da escrita na obra filosófica de Nietzsche, na qual não apenas esclarecemos o que é o conceito de margem de manobra e de que forma ela é empregada por Nietzsche, mas também argumentamos que o uso de margens de manobra corresponde a uma intenção pedagógica deliberada deste filósofo para com os seus leitores. Em seguida, explicitamos as principais características do que é um ensino filosófico de filosofia a partir das ideias de Silvio Gallo e Alejandro Cerletti para então mostrar de que forma os textos filosóficos de Nietzsche podem contribuir para este objetivo.
Palavras-chave: Nietzsche. Margem de manobra. Ensino de Filosofia. Silvio Gallo. Alejandro Cerletti.