ENSINO SECUNDÁRIO E ENSINO INDUSTRIAL: ANÁLISE DA INFLUÊNCIA RECÍPROCA
Resumo
Assumido um projeto industrialista de desenvolvimento para o Brasil pelo Estado Novo (1937/45), duas estratégias se colocaram para a formação da força de trabalho que seria demandada pela sua realização. A primeira estratégia consistia na defesa da formação dos operários em escolas, procurando-se reproduzir nelas o ambiente fabril, como se tentava fazer desde as antigas escolas de aprendizes-artífices criadas em 1909. A segunda estratégia opunha-se à primeira, na medida em que procurava deslocar a escola profissional para dentro do ambiente fabril, definindo como destinatários preferenciais os menores que já trabalhavam na indústria.
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Publicado
1980-01-01
Como Citar
Cunha, L. A. (1980). ENSINO SECUNDÁRIO E ENSINO INDUSTRIAL: ANÁLISE DA INFLUÊNCIA RECÍPROCA. Síntese: Revista De Filosofia, 7(18). Recuperado de https://www.faje.edu.br/periodicos/index.php/Sintese/article/view/2281
Edição
Seção
Artigos