ENSINO SECUNDÁRIO E ENSINO INDUSTRIAL: ANÁLISE DA INFLUÊNCIA RECÍPROCA

Autores

  • Luiz Antônio Cunha

Resumo

Assumido um projeto industrialista de desenvolvimento para o Brasil pelo Estado Novo (1937/45), duas estratégias se colocaram para a formação da força de trabalho que seria demandada pela sua realização. A primeira estratégia consistia na defesa da formação dos operários em escolas, procurando-se reproduzir nelas o ambiente fabril, como se tentava fazer desde as antigas escolas de aprendizes-artífices criadas em 1909. A segunda estratégia opunha-se à primeira, na medida em que procurava deslocar a escola profissional para dentro do ambiente fabril, definindo como destinatários preferenciais os menores que já trabalhavam na indústria.

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Publicado

1980-01-01

Como Citar

Cunha, L. A. (1980). ENSINO SECUNDÁRIO E ENSINO INDUSTRIAL: ANÁLISE DA INFLUÊNCIA RECÍPROCA. Síntese: Revista De Filosofia, 7(18). Recuperado de https://www.faje.edu.br/periodicos/index.php/Sintese/article/view/2281

Edição

Seção

Artigos