EDUCAÇÃO, VIOLÊNCIA E RAZÃO DA DISCUSSÃO SOCRÁTICA À SABEDORIA WEILIANA

Autores/as

  • Marcelo Perine

Resumen

O conceito de educação não é uma das categorias da Logique de Ia Philosophie, mas é importante no pensamento de Weil devido à sua relevância para a Philosophie Morale e para a Philosophie Politique. Tal conceito, posto em relação com a discussão socrática e com a arte pedagógica segundo Kant revela uma perspectiva privilegiada de compreensão do sistema weiliano em chave pós-kantiana. Isso pode ser verificado na questão do mal radical e nos problemas que ele põe à coerência do sistema weiliano, especialmente a partir da categoria da Sabedoria.

Abstract: The concept of education is not one of the categories of the Logique de la Philosophie but is central in the philosophy of Weil owing to its relevance for the Philosophie Morale and the Philosophie Politique. This concept, placed in relation with socratic argument and with pedagogical art according Io Kant, reveals a privileged perspective for the understanding of the Weilian system in a post-Kantian mode. This can be verified in the question of radical evil and in the problems its puts to the coherence of the Weilian system, particularly from the viewpoint of the categorie of Wisdom.

Publicado

1989-01-02

Cómo citar

Perine, M. (1989). EDUCAÇÃO, VIOLÊNCIA E RAZÃO DA DISCUSSÃO SOCRÁTICA À SABEDORIA WEILIANA. Síntese: Revista De Filosofia, 16(46). Recuperado a partir de https://www.faje.edu.br/periodicos/index.php/Sintese/article/view/1767

Número

Sección

Artigos