ADORNO, GADAMER, A OBRA DE ARTE E A RECUPERAÇÃO DO SAGRADO

Authors

  • Stephen H. Watson University of Notre Dame

DOI:

https://doi.org/10.20911/21769389v47n149p693/2020

Abstract

O artigo considera o papel significativo que o sagrado desempenhou nas teorias de Hans Georg Gadamer e Theodor Adorno sobre a racionalidade e a experiência do pós-Iluminismo. Embora estes pensadores sejam vistos tipicamente como estando em desacordo entre si, sobre este tema, como se tornará evidente, sua obra permaneceu próxima: ambos apelaram em pontos cruciais para modelos teológicos, de modo um tanto controverso, a fim de combater as limitações das explicações estritamente metodológicas de sua racionalidade. O artigo traça em primeiro lugar sua mútua dependência nesta tarefa de concepções kantianas e pós-kantianas de estética, que implicavam as noções metafísicas clássicas de verdade e beleza e do bem em suas explanações. Tendo em vista este contexto, mostro como Gadamer e Adorno empregaram modelos teológicos para articular exposições da pobreza da experiência e teoria contemporâneas, proporcionando possibilidades de sua reinterpretação. Desse modo, ambos encararam o sagrado como como uma reserva crítica ainda não esgotada na história de nossa razão, que supera as restrições do Iluminismo, precisamente enquanto levantam a questão crítica da própria tradição, como Adorno a coloca: de que maneira “um pensamento obrigado a abandonar a tradição poderia preservá-la e transformá-la.”

Published

2020-12-20

How to Cite

Watson, S. H. (2020). ADORNO, GADAMER, A OBRA DE ARTE E A RECUPERAÇÃO DO SAGRADO. Síntese: Revista De Filosofia, 47(149), 693. https://doi.org/10.20911/21769389v47n149p693/2020