DA CARICATURA DO INDIVÍDUO RACIONAL KANTIANO À PARANÓIA DO PODER EM AUTO DE FÉ, DE ELIAS CANETTI

Autores

  • Rousiley Maia

Palavras-chave:

Elias Canetti, Individualidade, Subjetividade, Vontade-de-poder

Resumo

Este trabalho procura examinar a maneira como Peter Kien, protagonista de Auto de Fé, de Elias Canetti, expressa, em uma alusão caricaturada a Kant, a dor do processo de individuação de uma identidade que procura representar-se como um a priori da razão humana. Tem em vista, ainda, examinar a forma como a obsessão com identidade, autopreservação e distinção do protagonista conduz, em primeiro lugar, ao pathos de um self desesperançosamente confinado no círculo de seu próprio universo e, em segundo, a uma desenfreada vontade de poder e radical intolerância com "O outro". Procura-se mostrar, em seguida, como o protagonista de Auto de Fé expressa muitos dos elementos e aspectos de poder discutidos por Canetti em Massa e Poder, constituindo-se num caso-modelo de psicopatologia de poder, semelhante ao de Daniel Paul Schreber, com o qual sua monografia se encerra.

Abstract: This paper sets out to examine how Peter Kien, protagonist of Elias Canetti's Auto de Fé, expresses, in a caricatured allusion to Kant, the pain of an identity that tries to represent itself as a priori structure of the human reason. It intends to examine as well the way in which obsession with identity, auto-preservation and distinction of the protagonist leads, firstly, to pathos a self desperately confined within the cirde of its own universe and, secondly, to an unbridled will-to-power and a radical intolerance with 'other'. It is an attempt to show how the protagonist of Auto de Fé expresses many aspects and elements of power, discussed by Canetti in Crowds and Power, constituting a model case of psychopathology of power, similar to Daniel Paul Schreber's, with which his crowd monograph condudes.

Downloads

Publicado

1997-01-01

Como Citar

Maia, R. (1997). DA CARICATURA DO INDIVÍDUO RACIONAL KANTIANO À PARANÓIA DO PODER EM AUTO DE FÉ, DE ELIAS CANETTI. Síntese: Revista De Filosofia, 24(76). Recuperado de https://www.faje.edu.br/periodicos/index.php/Sintese/article/view/955

Edição

Seção

Artigos