DESAMPARO E METAPSICOLOGIA

Autores

  • Zeferino Rocha

Palavras-chave:

Freud, Angústia, Desamparo, Subjetividade, Metapsicologia.

Resumo

Apesar de Freud não ter feito um estudo sistemático da experiência do desamparo, hoje a maioria dos teóricos da psicanálise admite que ela tem um lugar de destaque na Metapsicologia Freudiana. De fato, o conceito do desamparo está intimamente articulado aos conceitos fundamentais do inconsciente e da Angústia. Unido ao que Freud chamou de Urangst, ou seja, de angústia originária, o desamparo revela-se também como uma experiência estruturante da subjetividade e da condição humana e não deveria ser considerado como uma fatalidade, mas como um desafio.

Abstract: Although Freud never condueted a systematic study of helplessness, today this experience occupies an important place in Freudian Metapsychology. Helplessness is intimately related to the fundamental metapsychologic concepts of the Unconscious and of Anxiety. Along with what Freud called primal anxiety, helplessness has been revealed as a constituent and formative aspeet of subjeetivity and human condition, and should not be considered as a fatality, but as a challenge.

Downloads

Publicado

1999-01-03

Como Citar

Rocha, Z. (1999). DESAMPARO E METAPSICOLOGIA. Síntese: Revista De Filosofia, 26(86). Recuperado de https://www.faje.edu.br/periodicos/index.php/Sintese/article/view/761

Edição

Seção

Artigos