O ACESSO COMUNICATIVO AO PONTO DE VISTA MORAL

Autores

  • Delamar Dutra

Palavras-chave:

Validade, Moral, Comunicação, Habermas, Kant.

Resumo

O presente estudo trata do correto entendimento das proposições morais frente às posições do ceticismo moral atual. Ante essas colocações que enfraquecem o sentido próprio da validade das proposições morais, tais como a de Mackie, Williams e mesmo a de Tugendhat, a ética discursiva busca demonstrar como podemos introduzir, justificadamente, a determinação do caráter estrito da moralidade e do sentido da validade das proposições morais, ou seja, o ponto de vista moral. O caráter necessário do sentido da validade das proposições morais será estabelecido a partir do conceito de pretensões de validade, inerente a todo ato de fala.

Abstract: The present article deals with the right understanding of moral judgments taking in account some recent moral skeptical views. So, against Mackie, Williams and even Tugendhat, whose arguments weaken the validity of moral judgements, the discourse ethic aims to demonstrate how we can justifiably (successfully) introduce the specific nature of morality and to argue for the validity of moral judgments, that is, the moral point of view. The necessary sense of moral propositions is established by the concept of ”˜claims to validity' inherent to every speech act.

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Publicado

1998-01-04

Como Citar

Dutra, D. (1998). O ACESSO COMUNICATIVO AO PONTO DE VISTA MORAL. Síntese: Revista De Filosofia, 25(83). Recuperado de https://www.faje.edu.br/periodicos/index.php/Sintese/article/view/693

Edição

Seção

Artigos