A ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL NA DINAMARCA
Resumo
Neste artigo dá-se uma, notícia sobre a situação da Orientação Educacional na Dinamarca. O autor discorre primeiro sobre a educação nesse país, obrigatória dos 7 aos 14 anos, podendo a criança permanecer na escola após os 14. Há algumas diferenças entre a educação no campo e na cidade, havendo na cidade oportunidades mais diversificadas. O artigo discorre sobre os dois ramos da escola urbana. O acadêmico e o não-acadêmico e sobre as inovações introduzidas em todo o sistema escolar. Trata a seguir da formação de professores primários e secundários, dos diversos ramos de graduação em Universidade e das funções a que estes ramos abrem campo. É abordada a seguir a Orientação Educacional tanto na Escola Primária como na Secundária, mostrando o autor as diferenças entre o conceito de Orientação Educacional na Dinamarca e o nosso, ressaltando também o enfoque antes psicológico que pedagógico da Orientação naquele país. A ênfase no processo de Orientação é posta na Orientação ocupacional, para a qual há um verdadeiro curso que, no ginásio, é feito em três anos. Os alunos participam ativamente nesse processo de Orientação e o Orientador deve ter o cuidado de não influir, mas só ajudar. Na Dinamarca não há curso específico para formação de Orientador Educacional. O sistema dos serviços prestados em Orientação é o de professor-orientador, o que lá não causa problemas, no dizer desses mesmos profissionais. Um passo interessante no processo de Orientação é o do estágio dos alunos, feito em ambiente onde o aluno não só toma conhecimento de visu e próximo das condições reais do trabalho que vislumbra ser o seu, mas vivência essas condições, participando ativamente durante uma semana, em dois anos seguidos, dos trabalhos nesse campo. O autor descreve a seguir as visitas feitas, salientando a riqueza de meios que a Dinamarca põe à disposição da juventude para sua formação e encaminhamento profissional.Â