A DIMENSÃO ÉTICA DO HOMEM

Autores

  • Marcelo Perine

Resumo

A existência de costumes e de regras de conduta em todos os grupos humanos desde a sua origem é o ponto de partida da reflexão sobre a dimensão ética do homem. Esse fato mostra à reflexão que o homem é capaz de moralidade: ser de natureza e de cultura, ele se revela como razão e liberdade, isto é, como vontade de universalidade. Tal natureza do homem é a razão pela qual a categoria do dever se explicita como a forma de conteúdo de toda moral, e como tarefa do homem moral em termos de moralização da própria vida e do mundo no qual ele vive.

SUMMARY: The existence of customs and rules of conduct in all human groups since their origin is the point of departure for reflexion about the ethical dimension of man. This fact points to the reflexion that man is capable of morality: a natural and cultural being, he reveals himself as reason and freectom, that is, as will of universality. Such nature of man is the reason why the category of duty is explained as a form of all moral contents and as a task of the moral man in terms of moralization of his own life and the world in which he lives.

Downloads

Publicado

1988-01-02

Como Citar

Perine, M. (1988). A DIMENSÃO ÉTICA DO HOMEM. Síntese: Revista De Filosofia, 15(43). Recuperado de https://www.faje.edu.br/periodicos/index.php/Sintese/article/view/1889

Edição

Seção

Artigos