A POSIÇÃO CENTRAL DA VIRTUDE ÉTICA EM MAIMÔNIDES

Autores

  • Walter S. Warzburger Yeshiva University

Palavras-chave:

Maimônides, virtude ética, imitatio Dei, filosofia judaica.

Resumo

O A. mostra que Maimônides deu início a uma aproximação da ética judaica na qual o cultivo das virtudes é um imperativo religioso baseado na obrigação de imitar os caminhos de Deus. Para Aristóteles, o cultivo das virtudes era ditado por razões eudaimonísticas, para Maimônides, pelo dever religioso da imitatio Dei. A centralidade atribuída à virtude é uma das muitas características que distinguem a posição de Maimônides diante de outros filósofos judeus. Dentre esses aspectos, a ênfase em que o ideal de serviço totalmente desinteressado a Deus fica comprometido quando motivado pela expectativa de recompensa no além; a insistência em que no âmbito moral as boas ações inspiradas por inclinação são superiores às realizadas depois de uma luta contra a inclinação natural; e sua visão dos atos supererrogatórios. O A. refuta a posição dos que afirmam que Maimônides restringe a obrigação de imitar os atributos morais divinos aos que estão envolvidos em atividade política.

Summary: The author shows that Maimonides initiated an approximation of Jewish ethics in which the cultivation of virtues is a religious imperative based on the obligation to imitate the ways of God. For Aristotle, the cultivation of virtues was dictated by eudaimonísticas reasons, for Maimonides, the religious duty of imitatio Dei. The centrality attributed to virtue is one of many features that distinguish Maimonides position before other Jewish philosophers. Among these aspects, the emphasis on the ideal of totally selfless service to God is compromised when motivated by reward expectation in addition; the insistence that the moral framework good actions inspired by inclination are superior to those obtained after a struggle against the natural inclination; and his vision of supererogatory acts. A. refutes the position of those who claim that Maimonides restricts the obligation to imitate the divine moral attributes to those who are involved in political activity.

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Publicado

1993-01-03

Edição

Seção

Artigos