O SIMPÓSIO

As relações entre Filosofia e Teologia remontam às origens destas disciplinas. No ambiente da Teologia Cristã, a Filosofia sempre foi determinante para a fé que busca a inteligência. A tal ponto que poderíamos nos perguntar se houve, na história do cristianismo, um só grande teólogo que também não fosse grande filósofo? Mas o mesmo, analogicamente, se deve dizer da Filosofia. A tradição ocidental da reflexão filosófica sempre teve apoio numa concepção de Deus, a tal ponto que se poderia perguntar, ao analisar cada grande obra filosófica, que imagem de Deus se encontra ali implicada.
A história destas relações não se delineou livre de tensões. Na Antiguidade, caracterizou-se pelas tensões entre o mito e o logos, no âmbito da Filosofia Grega. Na Era Cristã, assistimos aos vários debates sobre a legitimidade da assimilação de conceitos e métodos filosóficos na reflexão teológica. Uma convergência permitiu esta assimilação, ou seja, o fato da Revelação Judaico-Cristã encontrar-se com a Razão Grega, esta orientada para o polo transcendente da realidade. O mesmo não ocorrerá na modernidade pós-cristã, época de um drama que ainda hoje nos afeta, pois a Filosofia enveredou-se pelo caminho largo da imanência, cujos pavimentos têm sido fabricados pelo poderio da Tecnociência. Outro modo de tensão ou mesmo de conflito inaugurou-se então, pois o paradigma da razão estritamente imanente exclui da reflexão a possibilidade de se conhecer o polo transcendente da realidade e, em consequência, de se pensar a Revelação como acontecimento histórico.
O XII Simpósio Filosófico-Teológico da FAJE pretende examinar a questão das relações e tensões entre Filosofia e Teologia, tanto do ponto de vista histórico quanto do ponto de vista sistemático. Quais têm sido as grandes tensões e as mais fecundas colaborações entre as duas disciplinas? Como Filosofia e Teologia dialogam hoje? Grandes eixos temáticos abrem-se diante de nós, quando formulamos tais questões. Basta pensar, por exemplo, nos deslocamentos contemporâneos das duas disciplinas, que correspondem a modos específicos de se conceber as relações e tensões entre Filosofia e Teologia: a “virada hermenêutico-fenomenológica” da Teologia, a “virada teológica da fenomenologia” de influência francesa, a teologia de cunho transcendental, a filosofia da desconstrução-assimilação da concepção cristã do mundo etc.
Seria a transcendência, compreendida aqui como categoria da relação entre o homem e o divino, a pedra de toque que permitiria uma avaliação crítica das relações e tensões em questão? De fato, a Filosofia se vê questionada pela vigência de uma experiência de transcendência que continua a guiar boa parte da vida humana, se pensarmos na importância das tradições religiosas no mundo atual, mesmo que estas não sejam mais as legitimadoras dos sistemas políticos e sociais modernos. Uma Filosofia que decididamente evitasse a categoria de transcendência não estaria descolada da realidade que ela pretenderia pensar? A Teologia, de sua parte, ver-se-ia obrigada a retornar aos padrões da razão clássica ou encontrará, na reflexão filosófica contemporânea, novas possibilidades para pensar a Revelação divina?
Num mundo em que a Fé tem sido colocada na berlinda pelos que acusam os crentes de fanatismo irracional, e em que a razão se vê questionada pelos que a acusam de ser exclusivamente dominadora, utilitária e calculista, o exame da razão filosófica, aberta à transcendência, e da fé cristã, refletida teologicamente, pretende lançar luzes sobre o caminho exigente e acidentado das relações entre Filosofia e Teologia. A razão ampliada e a fé criticamente refletida não seriam elementos fundamentais para um futuro de Paz na humanidade?

 

INSTITUIÇÃO PROMOTORA

FAJE – Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia
A Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia – FAJE, é desde 2005 a denominação do Centro de Estudos Superiores da Companhia de Jesus – CES –, presente em Belo Horizonte como instituição de ensino superior desde 1982. Credenciada pelo Ministério da Educação através da Portaria nº 3.383 de 17/10/2005 (D.O.U. 18/10/05), a IES é constituída pelos Depar- tamentos de Filosofia, com bacharelado e licenciatura (reconhecidos pela Portaria ministerial nº 164 de 22 de fevereiro de 1996 – D.O.U. 23/02/1996, primeiro lugar no país no ENADE de 2008), e mestrado (reconhecido pela CAPES pela Portaria nº 1.919 de 03/06/2005 e avaliado com nota 3), e de Teologia, com bacharelado (autorizado pela Portaria nº 264 de 19/06/2006, e reconhecido pela Portaria nº 146, de 14/06/2011), mestrado, reconhecido pela Portaria da CAPES nº 1.432, de 02/02/1999, confirmada pelas Portarias nº 2.530, de 04/09/2002, nº 2.878, de 24/08/2005, que também reconheceu o doutorado desde 2002, ambos confirmados pelas portarias nº 534, de 20/04/2008, e nº 1.077, de 31/08/2012. Nas últimas trienais o programa foi avaliado pela CAPES com nota 6. A FAJE também é muito bem avaliada no último IGC, sendo 1º lugar em Minas Gerais, tendo dado uma contribuição expressiva nas áreas de sua especialidade. Ela é mantida pela Associação Jesuíta de Educação e Assistência Social – AJE- AS -, entidade civil sem fins lucrativos e de caráter filantrópico, sediada em Belo Horizonte, através de sua filial, o Instituto Técnico Vocacional Santo Inácio (CNPJ 17.211.202/003-47).

 

 

JUSTIFICATIVA

O Simpósio Internacional Filosófico-Teológico da FAJE tem conquistado, em seus doze anos de existência, um lugar de crescente destaque na vida acadêmica brasileira, assumindo a responsabilidade de promover a reflexão interdisciplinar sobre problemas fundamentais das áreas de Filosofia, Teologia e outras ciências afins. Neste ano, nossos esforços de pesquisa e diálogo se voltam para a questão plurissecular das relações e tensões entre Filosofia e Teologia, que envolvem as relações e tensões entre fé e razão, seja no âmbito das disciplinas mencionadas, seja em suas fronteiras.
A questão é de crucial importância, uma vez que a Filosofia, entendida como busca dinâmica da sabedoria, deve confrontar-se, cedo ou tarde, com a experiência religiosa, a qual, por sua vez, se apresenta refletida no discurso teológico. Bons filósofos leem com proveito bons teólogos. Basta consultar a imensa literatura produzida nas últimas duas décadas, que envolve nomes de Filósofos de todas as orientações e escolas, como Paul Ricoeur, Jürgen Habermas, René Girard, Charles Taylor, Jean-Luc Marion, John Cottinghan, Alvin Plantinga, para citar apenas alguns poucos nomes de fama internacional. A Teologia, por sua vez, não se concebe sem a emersão de categorias e métodos racionais, vindos, sobretudo, da tradição Filosófica, no ambiente denso da fé. O exemplo dos grandes teólogos da tradição cristã não deixa dúvida a este respeito.
No entanto, uma reflexão que explicite a fecundidade do encontro entre as duas disciplinas, bem como os problemas, tensões e até mesmo impasses decorrentes deste contato, tem sido menos frequente na história da Filosofia e da Teologia, bem como na atualidade da vida acadêmica. O XII Simpósio Internacional Filosófico-Teológico da FAJE deseja contribuir para preencher esta lacuna.
O compromisso, sempre honrado, de oferecermos aos participantes a publicação em meio eletrônico das pesquisas apresentadas, gerará subsídio de aprofundamento do tema estudado e de divulgação dos resultados das pesquisas aqui compartilhadas.
Parece-nos, portanto, justificado nosso pedido de apoio financeiro a este evento interdisciplinar, pois: a) volta-se para tema de urgente importância acadêmica; b) visa à formação responsável dos discentes participantes, vindos de várias instituições do Brasil e da América Latina; c) realiza publicação, em meio eletrônico, das conferências, comunicações e artigos dos pesquisadores envolvidos no evento, que se têm dedicado a investigar a questão; e, finalmente, d) promove a discussão plural e respeitosa, porque se apoia na convicção de que a atenção crítica à realidade, o diálogo cultivado com retidão e a força do argumento podem contribuir para a tomada de decisões justas, no âmbito dos grandes problemas de nosso tempo.

 

 

OBJETIVOS

•          Reunir professores, pesquisadores e alunos de graduação e pós-graduação interessados na problemática das relações e tensões entre Filosofia e Teologia;
•          Oferecer aos pesquisadores na área da interface entre Filosofia, Teologia e Ciências afins um espaço de diálogo interdisciplinar;
•          Divulgar e discutir as pesquisas em andamento, de modo a motivar o interesse pelos aspectos metodológicos e críticos do debate em torno do tema;
•          Aprofundar as principais discussões atualmente em curso relativas à temática do XII Simpósio, de forma a oferecer um fórum de discussão de alto nível em nosso país.

 

 

METODOLOGIA

Duas séries de abordagens intimamente relacionadas nos guiarão em nossos estudos:
a) Estudaremos a questão crítica implicada na categoria de transcendência e o impacto de sua promoção ou negação na reflexão filosófica. Por um lado, uma filosofia da imanência, que negue conduzir sua investigação em contato com qualquer transcendência religiosa, não desvirtuaria ou ao menos limitaria demasiadamente o sentido de sua própria tarefa? Por outro lado, como conceber uma razão autônoma – condição fundamental da reflexão filosófica – porém aberta à experiência religiosa?
b) Faremos um estudo heurístico dos novos campos e problemas que os encontros entre Filosofia e Teologia têm descortinado aos estudiosos destas disciplinas.
Três grandes conferências, destinadas ao conjunto dos participantes, colocarão as balizas da reflexão. Um conjunto de seminários, versando sobre aspectos do tema em foco, será oferecido a pequenos grupos, para aprofundar-lhe as muitas vertentes. As comunicações oferecerão aos pesquisadores e aos pensadores a oportunidade de compartilhar o resultado de seus trabalhos, como contribuição para enriquecer a reflexão. Uma programação detalhada será, oportunamente, divulgada.

Para a apresentação das Comunicações, os doutores disporão de 30 minutos, seguidos de 15 minutos de debate. Os não-doutores – mestres, especialistas e estudantes de pós-graduação – disporão de 20 minutos, seguidos de 10 minutos de debates.
Os trabalhos a serem submetidos à aprovação deverão obedecer às seguintes normas:
a)         Remessa do arquivo, contendo o resumo da Comunicação, exclusivamente pelo site do evento – www.faculdadejesuita.edu.br/simposio, até a data limite de 05/08/2016.
b)         Os resumos devem ser enviados em formato Word ou RTF, fonte Arial, tamanho 12, espaço 1,5cm, e conter no máximo 500 (quinhentas) palavras (só o resumo!), mencionando no início: nome completo do autor, endereço postal e eletrônico, titulação máxima, pertença institucional, com indicação da posição ocupada na instituição.
As Comunicações serão selecionadas, em função dos resumos propostos, pelo Comitê Científico, mantendo-se total anonimato a respeito dos autores. Só serão examinados os resumos que obedeçam as normas acima fixadas. O título e o autor, somente das Comunicações que forem selecionadas, serão divulgados no site do evento, até 29/08/2016, sendo a aprovação transmitida aos respectivos autores por e-mail ou pelo site do evento.
Os resumos dos trabalhos aprovados estarão à disposição dos participantes do evento. Os textos completos, encaminhados até 12/09/2016, serão divulgados em versão eletrônica.
É possível que tenhamos um mínimo de 40 apresentações de comunicações.
Destinatários
O público alvo do Simpósio compreende, além da comunidade acadêmica da FAJE,  estudantes, professores e pesquisadores de IES de Minas Gerais, demais estados do Brasil e países da América Latina, atraídos pelo nível elevado das discussões, como testemunha a programação internacional do Simpósio. Interessa-nos, igualmente, atingir pessoas não ligadas, estritamente, ao ambiente universitário, porém, desejosas de participar da reflexão sobre o tema em foco.

A Comissão Organizadora