APRESENTAÇÃO

Tenho a satisfação de apresentar os Anais contendo os textos das Conferências e das Comunicações do XII SIMPÓSIO INTERNACIONAL FILOSÓFICO-TEOLÓGICO DA FACULDADE JESUÍTA DE FILOSOFIA E TEOLOGIA. Estes constituem uma publicação de referência para todos os interessados no tema fundamental das “relações entre Filosofia e Teologia”, tanto do ponto de vista sistemático quanto do ponto de vista histórico. As abordagens referem-se às diversas escolas da Filosofia e da Teologia, contemporâneas ou passadas, bem como às grandes questões e autores, apresentando tratamento original ou clássico dos temas abordados.

Pesquisadores, Professores e todos os interessados no tema encontrarão, nas Conferências, os principais vetores de discussão da temática do Simpósio, tratados de modo lúcido e isento. Nesta seção dos Anais, reúnem-se as contribuições de três eminentes pesquisadores, reconhecidos internacionalmente por seus pares. O Dr. Mário de França Miranda, professor da PUC-RIO, põe o problema dos impactos da “racionalidade moderna” sobre a Teologia e apresenta sua visão a respeito do papel desta ciência no contexto acadêmico contemporâneo. O Dr. Lorenz Puntel, professor emérito da Universidade de Munique, expõe sua posição sobre como pensar a distinção e a unidade entre Filosofia e Teologia, seguindo o caminho aberto por sua obra seminal “Ser e Estrutura”. O Dr. João Manuel Duque, professor da Universidade Católica Portuguesa, apresenta-nos um estudo matizado e abrangente da questão das relações e tensões entre Filosofia e Teologia, no contexto contemporâneo.

A seguir, encontram-se cinco textos das Aulas ministradas nos Seminários de Discussão. Os Dr. Eugenio Rivas e Álvaro Mendonça Pimentel, professores da Faculdade Jesuíta, apresentam a reflexão de Maurice Blondel como um “clássico” e uma referência para guiar o estudo do fenômeno religioso e promover as relações entre Filosofia e Teologia. O Dr. Francisco de Aquino Júnior, professor da UNICAP, oferece uma perspectiva Latino-americana do tema do Simpósio, e uma avaliação crítica que conduz à questão da mediação filosófica necessária à reflexão teológica em nosso continente. A Dr. Lúcia Pedrosa, professora da PUC-RIO, apresenta-nos um extrato e programa de seu Seminário sobre os modos como Teologia e Mística relacionam-se com a razão. O Dr. Luiz Carlos Sureki, professor da Faculdade Jesuíta, avalia a chamada “virada antropológica da Teologia”, cujo projeto leva em consideração não apenas a exposição do conteúdo da fé, mas o acesso a este conteúdo no contexto cultural em que ele deve ser anunciado.

Finalmente, oferecemos oito Comunicações de doutores, com textos especialmente preparados para esta ocasião, que compõem um leque de desenho interdisciplinar surpreendente, em cuja figura desenham-se outras possibilidades da relação filosófico-teológica, a qual, por sua vez, penetra em outras áreas do saber. E as dezesseis comunicações de não-doutores que ampliam o horizonte de pesquisa relacionado ao tema do Simpósio.

Agradecemos às fundações CAPES e FAPEMIG, cujos fomentos nos permitiram realizar o XII Simpósio Internacional Filosófico-Teológico da FAJE e oferecer à comunidade acadêmica brasileira e internacional uma oportunidade ímpar de aprofundamento científico. Os trinta e dois textos oferecidos nestes Anais darão aos leitores uma ideia da riqueza das abordagens e da qualidade das discussões que tiveram lugar na FAJE, entre os dias 05 e 07 de outubro de 2016. Boa leitura a todos!

Dr. Álvaro Mendonça Pimentel sj
Reitor da FAJE e Coordenador da
Comissão Organizadora do XII Simpósio