Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

1. Os textos deverão ser escritos em português.

2. Os textos submetidos receberão a avaliação de dois examinadores (neutros), cabendo ao Conselho da Revista o direito de publicação ou rejeição do trabalho.

3. Para a apresentação do texto devem ser observadas as seguintes orientações técnicas: formato A4; fonte Times New Roman 12; espaço entre linhas 1,5; espaçamento simples entre parágrafos; no máximo o total de 10 a 15 páginas. Margens: superior e esquerda, 3cm; inferior e direita, 2cm.

4. As citações diretas no texto, com até três linhas, devem estar contidas entre “aspas”. As citações diretas no texto, com mais de três linhas, devem ser destacadas com recuo de 4 cm da margem esquerda, com fonte 11 (sem aspas).

5. As referências bibliográficas deverão ser digitadas no próprio texto, entre parênteses, seguindo a lógica “sobrenome, ano e página”. Caso haja dois autores com o mesmo sobrenome, acrescente-se a abreviatura do nome. Caso haja mais de uma obra do mesmo ano e do mesmo autor, o ano seja seguido de letras sequenciais do alfabeto. No final do texto, apresente as referências completas.

Ex.: (MIRANDA, 2010, p. 37).

(BOFF, C., 2013, p. 45)

(BOFF, L., 2003a, p. 76)

(BOFF, L., 2003b, p. 105)

6. REFERÊNCIAS

Para a elaboração das referências seguir as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). As referências de obras efetivamente utilizadas aparecem em lista única no final do artigo, digitadas em fonte 11 pt, com entrelinhas simples. No fim de cada referência deixar uma linha em branco; em ordem alfabética de sobrenome. Os exemplos são meramente ilustrativos:

6.1. Citação de livros

CODA, Piero. O evento pascal: Trindade e história. São Paulo: Cidade Nova, 1987.

6.2. Citação de periódicos (revistas, jornais etc.):

ALVES DE LIMA, LUIZ. A situação da catequese hoje no Brasil. Revista de Catequese 37 (2014) 143, 6-21. [37 é o volume da Revista; 143 é o número].

6.3. Forma alternativa:

NERY, José Israel. Formação de catequistas: uma urgência no Brasil. Revista de Catequese 121 (2008) 6-18, p. 2. [121 é o número da revista].

6.4. Citação de partes de monografia, livros e afins

CALIMAN, Cleto. A eclesiologia do Concílio Vaticano II e a Igreja no Brasil. In: GONÇALVES, Paulo Sérgio Lopes; BOMBONATTO, Vera Ivanise (org.). Concílio Vaticano II: análise e prospectivas. São Paulo: Paulinas, 2004, p. 229-248.

7. A numeração das seções segue o sistema decimal, em algarismos arábicos.

8. Os artigos deverão apresentar, obrigatoriamente: título (com tradução para o inglês), resumo (de 100 a 150 palavras), abstract, com espaço simples e fontes em tamanho dez, acompanhados, respectivamente, de palavras-chave (de três a cinco) e keywords.

9. Os seguintes dados do autor deverão ser enviados: a última titulação (com indicação da instituição), bem como, atualmente, em qual área atua e onde (instituição ou organização).

10. Os autores serão avisados por e-mail da decisão dos membros do conselho editorial sobre a publicação do texto proposto.