A pedagogia do ano litúrgico na formação presbiteral na etapa do propedêutico

Autores

  • Raimundo Feitosa dos Santos

Resumo

O Ano Litúrgico é o itinerário da formação da vida cristã, através da revelação e celebração do Mistério Pascal de Jesus, no curso do tempo. Sua vivência, acompanhada de uma catequese mistagógica, ao longo do ano Propedêutico, se torna caminho eficaz para complementar o processo de Iniciação à Vida Cristã dos jovens que iniciam sua formação, em vista do ministério ordenado. Considerando que a maioria dos jovens que iniciam sua caminhada formativa não receberam uma catequese que, de fato, os tenha iniciado no seguimento de Jesus, torna-se indispensável a vivência do Ano Litúrgico, nessa etapa, como caminho pedagógico-espiritual. As celebrações da Encarnação, Natividade, Missão, Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus, nos ritmos do tempo, ajudam os jovens a assimilarem o verdadeiro sentido do discipulado. A própria vivência dessas celebrações, no cotidiano, acompanhada das práticas da Leitura Orante da Palavra de Deus e do Laboratório Litúrgico possibilitam uma formação integral. Os objetivos de nossa reflexão são: analisar a realidade dos jovens que iniciam o caminho de formação presbiteral, sem terem passado por uma autêntica iniciação à vida cristã; apresentar a pedagogia proposta pelo itinerário do Ano Litúrgico como autêntico caminho de seguimento e configuração a Jesus Cristo, através do método mistagógico. A metodologia utilizada é VER-JULGAR-AGIR. Nossa proposta é que o caminho do Ano Litúrgico seja assumido levando em conta a experiência concreta de fé e a vivência comunitária que cada formando traz consigo. Privilegiando as celebrações diárias, preparando bem essas celebrações, avaliando-as sempre. Introduzindo à prática da Leitura Orante da Palavra de Deus, da Liturgia das Horas e Ofício Divino das Comunidades, prestando atenção a cada etapa do itinerário.

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Publicado

2021-12-17

Como Citar

Santos, R. F. dos . (2021). A pedagogia do ano litúrgico na formação presbiteral na etapa do propedêutico. Annales Faje, 6(3), 218–227. Recuperado de https://www.faje.edu.br/periodicos/index.php/annales/article/view/4941