CORPOREIDADE E INF ÂNCIA: TENSÕES LITERÁRIAS CARREGADAS DE PRECONCEITOS OU DE ALTERIDADE

Autores

  • Jacqueline Crepaldi Souza

Palavras-chave:

Corporeidade. Infância. Literatura. Preconceito. Alteridade.

Resumo

A relação entre corporeidade e infância revela tensões que podem se expressar na literatura, na linguagem e no modo de se educar as crianças. Neste contexto, o objetivo dessa comunicação é reconhecer a importância da literatura infantil na formação das crianças e na educação de sua corporeidade. Este trabalho, de cunho bibliográfico, revela que as escolhas literárias dos adultos correm o risco de, por vezes, serem preconceituosas. Como conclusão, percebe-se que as marcas desses ensinamentos permanecem na corporeidade infantil. A literatura, com temas contrários à moral, produz preconceito e cinismo. A literatura, reveladora de alteridade, educa as crianças para uma personalidade ética.

Biografia do Autor

Jacqueline Crepaldi Souza

Doutoranda em Ciências da Religião – PUC Minas - Bolsista CAPES

Downloads

Publicado

2017-10-09

Como Citar

Crepaldi Souza, J. (2017). CORPOREIDADE E INF ÂNCIA: TENSÕES LITERÁRIAS CARREGADAS DE PRECONCEITOS OU DE ALTERIDADE. Annales Faje, 2(1), 135–142. Recuperado de https://www.faje.edu.br/periodicos/index.php/annales/article/view/3792