Participação na liturgia como caminho performativo no processo de iniciação cristã

Autores/as

  • Ediana de Souza Soares

Resumen

Resumo: Este artigo visa aprofundar a reflexão da ação educativa do rito na perspectiva da mistagogia, que é a pedagogia que deve pautar a metodologia da catequese e a busca pela valorização das ações rituais no processo de iniciação cristã. Esta, normalmente tem sido entendida como processo anterior à celebração dos sacramentos do batismo, crisma e eucaristia e sendo de responsabilidade exclusiva da pastoral catequética. No entanto, toda a Igreja deve esforçar para manter-se no processo de introdução no mistério de Jesus e, ao mesmo tempo, ser uma comunidade mistagógica. A formação do discípulo missionário é permanente. Este trabalho abordará a proposta da educação ritual tendo como ponto de partida as reflexões acerca da iniciação cristã realizada nos primeiros séculos da Igreja e como a partir do Concílio Vaticano II, tem-se refletido sobre a catequese inspirada pelo catecumenato antigo. Os resultados nos apontam para a adoção da pedagogia mistagógica nas pastorais litúrgica e catequética. Conclui-se que estas pastorais devem se integrarem e interagirem para uma fecunda e eficaz formação do discípulo missionário e que os ritos possuem uma característica performativa no processo mistagógico.

Palavras-chave: catequese – mistagogia - mistério – ritos - catecumenato

Publicado

2022-12-24

Cómo citar

Soares, E. de S. . (2022). Participação na liturgia como caminho performativo no processo de iniciação cristã . Annales Faje, 7(1), 33–43. Recuperado a partir de https://www.faje.edu.br/periodicos/index.php/annales/article/view/5222