Aportes vazianos para uma Filosofia da Educação: crise e conflitos éticos como princípios para uma experiência de renovação
Palavras-chave:
Filosofia. Educação. Teoria. Prática. Lima Vaz.Resumo
Enquanto teorias do agir (praxis) e da razão prática, as éticas são perpassadas por uma Å–pedagogicidadeÅ— que lhes é inerente. Algo semelhante ocorre com as teorias da educação que, por sua vez, também carregam em si uma determinada Å–eticidadeÅ— no interior de suas reflexões pedagógicas. Historicamente, no momento em que surge uma Filosofia Moral e Política a educação passou a ocupar um lugar central na reflexão filosófica. A fundação socrática da Ética também foi responsável pela abertura do pensamento filosófico para os problemas pedagógicos e desde a Antiguidade Grega, Filosofia e Educação estão unidas por um elo ético original, que permite falar em contribuições da Ética à Filosofia da Educação. A presente comunicação apoia-se nessa relação fundamental e visa elencar algumas possíveis contribuições para uma Filosofia da Educação, a partir de uma aproximação com a obra do filósofo Henrique Cláudio de Lima Vaz.Downloads
Publicado
2017-10-30
Como Citar
Ferreira Rodrigues, V. (2017). Aportes vazianos para uma Filosofia da Educação: crise e conflitos éticos como princípios para uma experiência de renovação. Annales Faje, 2(2), 45–54. Recuperado de https://www.faje.edu.br/periodicos/index.php/annales/article/view/3813
Edição
Seção
Artigos