TEÍSMO SEM CONTRADIÇÕES?

Autores

  • Carlos R. V. Cirne-Lima Departamento de Filosofia da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)

DOI:

https://doi.org/10.20911/21769389v36n114p27-37/2009

Palavras-chave:

Existência de Deus, Neotomismo, Imanência, Transcendência, Panenteísmo.

Resumo

A doutrina neotomista tradicional, retomando os argumentos de Tomás de Aquino, pretende demonstrar a existência necessária de Deus como sendo a primeira causa não-causada de toda a série de causas. Puntel retoma este argumento com maior clareza, distinguindo a totalidade do Ser – existente e possível – e, dentro dela, a subtotalidade do ser necessário (Deus) e a subtotalidade dos seres contingentes (mundo). Contra esta posição considera-se a existência de uma única totalidade omniabrangente e universalíssima, que em sí é necessária e que engendra, dentro em si, subtotalidades contingentes. Ao invés de uma totalidade do Ser com duas subtotalidades, das quais uma é Deus, a outra, os seres criados, propõe-se uma única totalidade que é Deus e que engendra, dentro em si, as várias subtotalidades que são os seres contingentes. Ao invés do teísmo tradicional dos neotomistas, o panenteísmo dos místicos neoplatônicos.

Abstract: The traditional neo-Thomist doctrine, retaking Thomas Aquinas' arguments, intends to demonstrate God's necessary existence as being the first non-caused cause of the whole series of causes. Using this argument, Puntel clearly distinguishes the existing and possible wholeness of being and, within it, the subtotality of the necessary being (God) and the subtotality of contingent beings (the world). Against this standpoint, the existence of a unique, universal and all-encompassing totality, which is in itself necessary and generates within itself contingent subtotalities, will be considered. Instead of a totality of the Being with its two subtotalities, God and the created beings, a unique totality is being proposed, that of God, which generates within itself all the other subtotalities that are the contingent beings. Therefore, instead of the traditional theism of the neo-Thomists, it is the panentheism of neo-Platonist mystics that is being proposed.

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Publicado

2009-01-01

Como Citar

Cirne-Lima, C. R. V. (2009). TEÍSMO SEM CONTRADIÇÕES?. Síntese: Revista De Filosofia, 36(114), 27–37. https://doi.org/10.20911/21769389v36n114p27-37/2009

Edição

Seção

Artigos