ECONOMIA E EDUCAÇÃO

Autores

  • Paulo Meneses

Resumo

Muitas vezes se falou desta característica de nossa época: o primado do econômico. Esse nível ou instância da vida do homem em sociedade, desde a revolução industrial e do advento do capitalismo, tem ocupado um espaço crescente na preocupação dos indivíduos e das nações, e agora também dos organismos internacionais. Basta comparar os noticiários e os periódicos de hoje com os de algumas décadas atrás: a quantidade de notícias sobre problemas econômicos ocupa hoje grande parte do que se noticia e se discute. Nem sempre foi assim. Na Antigüidade, na Idade Média, no Renascimento, assuntos culturais, religiosos, políticos tinham a primazia. Sem falar em certas sociedades primitivas que atividades econômicas e comerciais deviam ser apresentadas sob a forma de relações familiares e ritos festivos, como dons recíprocos e amistosos - onde o interesse e a motivação econômica tinham de vir acobertados para não dar mostras de ganância ou de egoísmo.

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Publicado

1997-01-02

Como Citar

Meneses, P. (1997). ECONOMIA E EDUCAÇÃO. Síntese: Revista De Filosofia, 24(77). Recuperado de https://www.faje.edu.br/periodicos/index.php/Sintese/article/view/729

Edição

Seção

Artigos