ANTECIPAÇÕES DO PENSAMENTO DE JOÃO XXIII NA "PACEM IN TERRIS"

Autores

  • Antonio Candido Mendes de Almeida

Palavras-chave:

Terra, Ocidente

Resumo

O princípio da subsidiariedadc continua a ser o princípio básico da doutrina social da Igreja para reger as relações de indivíduos e grupos particulares com o Estado. Acha, entretanto, o autor do presente artigo que o principio foi sempre formulado cm referência à grande sociedade organizada do Ocidente. As sociedades coloniais, porém, que ora emergem para uma história autônoma, reclamam nova aplicação do princípio como exigência dos imperativos superiores do bem comum, cm função do qual cie fora formulado. É precisamente a condição de paires em vias de desenvolvimento que justifica esta reformularão. O autor sente-se estimulado a ela por expressões inequívocas da Pacem in Terrís, o documento pontifício que mais corajosamente deslocou o centro de SMS perspectivas para o dos países subdesenvolvidos. Nestes, talvez só um Estado investido de novas responsabilidades poderá preparar o advento da plena valorização dos indivíduos e das comunidades naturais. O grande dilema com que se defronta hoje o comunitarismo solidarista é o de saber qual o caminho mais eficaz para chegar, num Brasil em desenvolvimento, à realização de uma comunidade nacional como a desejava JOÃO XXIII: se através de uma ação direta de conscientização comunitária, se através de um fortalecimento do estatismo. O presente artigo defende o segundo termo da alternativa e constitui provocante desafio a unia reflexão que se deseja comunitária solidarista até suas últimas consequências.

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Publicado

1963-01-02

Como Citar

Almeida, A. C. M. de. (1963). ANTECIPAÇÕES DO PENSAMENTO DE JOÃO XXIII NA "PACEM IN TERRIS". Síntese: Revista De Filosofia, 5(18), 34–58. Recuperado de https://www.faje.edu.br/periodicos/index.php/Sintese/article/view/3219