MUNDANIDADE E DIFERENÇA ONTOLÓGICA

Autores

  • Acylene Maria Cabral Ferreira

DOI:

https://doi.org/10.20911/21769389v40n126p85-108/2013

Palavras-chave:

Mundanidade, diferença ontológica, manualidade, simplesmente dado, ser-para, para-quê.

Resumo

Na ontologia heideggeriana, podemos dizer que a questão fundamental da metafísica concerne ao problema da mundanidade do mundo. Nossa hipótese é que o conceito de reunião antecipadora (Versammlung) estrutura a mundanidade do mundo no modo de uma circularidade ontológica. Nesse sentido, nosso objetivo consiste em mostrar como a diferença ontológica funda a significância do mundo através da estrutura da reunião antecipadora e do caráter de circularidade ontológica. Pretendemos indicar, por um lado, que a reunião antecipadora estrutura a conjuntura (Bewandtnis) que determina, antecipadamente, a mundanidade do mundo; e por outro, que a circunvisão (Umsicht) é a abertura prévia do compreender referencial, que enquanto estruturado pela reunião antecipadora e pela circularidade ontológica, realiza remissões de ser-para (Umzu) e reenvios de para-quê (Wozu) em uma significância de mundo. Para finalizar, apontaremos porque a concepção da mundanidade do mundo, na filosofa heideggeriana, não é uma concepção instrumentalista do mundo.

Abstract: In Heidegger's ontology, we can say that the fundamental question of metaphysics concerns the problem of the worldhood of the world. Our hypothesis is that the concept of recollection (Versammlung) structures the worldhood of the world in an ontological circularity. In this sense, our goal is to show how the ontological difference grounds the significance of the world through the structure of recollection and through the anticipatory character of ontological circularity. We intend to indicate, on the one hand, that recollection structures the interwoundedness (Bewandtnis) that determines, in advance, the worldhood of the world; and, on the other hand, that circumspection (Umsicht) is the prior disclosure of the referential understanding that, while being structured by recollection and ontological circularity, refers to the Umzu (in-order-to) and Wozu (towards-which) in the significance of the world. Finally, we will identify why the worldhood of the world, in Heideggerian philosophy, is not an instrumentalist conception of the world.

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Publicado

2013-01-01

Como Citar

Ferreira, A. M. C. (2013). MUNDANIDADE E DIFERENÇA ONTOLÓGICA. Síntese: Revista De Filosofia, 40(126), 85–108. https://doi.org/10.20911/21769389v40n126p85-108/2013

Edição

Seção

Artigos