PEDAGOGIA E LUTA SOCIAL NO CAMPO PARAIBANO II

Autores

  • Vanilda P. Paiva

Resumo

Esta explicação tinha livre trânsito entre a população e as placas colocadas nas propriedades que expulsaram moradores e que receberam financiamento da SUDENE ("A SUDENE colabora com este empreendimento") e o fato de que alguns proprietários se justificavam diante dos moradores dizendo que "isso agora é da SUDENE; vocês tem que sair porque ela mandou plantar capim" contribuíram para difundí-la e fortalecê-la. Apesar da SUDENE não ser a proprietária, como muitos moradores passaram a pensar, ela era vista pela Igreja como responsável pelo fenômeno: "foi ela que financiou o proprietário e este pagou indenizações insignificantes, fez acordos muitas vezes iníquos, derrubou fronteiras, passou o trator nas roças e lavouras, destruiu casas, plantou capim, expulsou o homem e introduziu o boi".

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Publicado

1984-01-01

Como Citar

Paiva, V. P. (1984). PEDAGOGIA E LUTA SOCIAL NO CAMPO PARAIBANO II. Síntese: Revista De Filosofia, 11(30). Recuperado de https://www.faje.edu.br/periodicos/index.php/Sintese/article/view/2103

Edição

Seção

Artigos