“INFINIDADES IMANENTES”: AFINIDADES ENTRE A OBRA DE ARTE E O ORGANISMO EM V. JANKÉLÉVITCH, LEITOR DE BERGSON

Autores

  • Clovis Salgado Gontijo Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.20911/21769389v38n121p211-234/2011

Palavras-chave:

Vida, organismo, mecanismo, obra de arte, música.

Resumo

A existência de parentesco estrutural entre o organismo e a obra de arte é pensada desde a Poética de Aristóteles. Esta hipótese repete-se no pensamento contemporâneo, como, por exemplo, no estudo Bergson (1931), de Vladimir Jankélévitch. Este ensaio tem, como principal objetivo, examinar quais aspectos presentes no referido estudo garantem uma aproximação entre as esferas orgânica e artística. Num segundo momento, verificaremos em que pontos estas eventualmente se distanciam. Além disso, analisaremos se a relação entre arte e vida, percebida por Jankélévitch em sua leitura de Bergson, possui alguma repercussão na estética jankélévitchiana.

Abstract: The presence of a structural bond between the organism and the work of art is already considered by AristotleÊs Poetics. This hypothesis reappears in contemporary thought, as we can notice in V. JankélévitchÊs study Bergson (1931). This essay intends to examine which aspects, cited in the aforementioned study, provide a possible approach between the organic and the artistic. It will be also verified in which points those two spheres may eventually differ from each other. Furthermore, it will be analyzed to what extent the connection between life and art, observed by Jankélévitch in his reading of Bergson, may have influenced jankélévitchian aesthetics.

Downloads

Publicado

2011-01-02

Como Citar

Oliveira, C. S. G. (2011). “INFINIDADES IMANENTES”: AFINIDADES ENTRE A OBRA DE ARTE E O ORGANISMO EM V. JANKÉLÉVITCH, LEITOR DE BERGSON. Síntese: Revista De Filosofia, 38(121), 211–234. https://doi.org/10.20911/21769389v38n121p211-234/2011

Edição

Seção

Artigos