A vitrine da fé: o discurso do seminário de sabedoria financeira (2014) na igreja do Evangelho Quadrangular em Minas Gerais
DOI:
https://doi.org/10.20911/21799024v15n2024p154/2Resumo
A Igreja do Evangelho Quadrangular (IEQ) abraçou a teologia da prosperidade desde a sua gênese no Brasil. A presença dessa teologia é marcante no estado de Minas Gerais. Tendo como objetivo analisar, por meio do método bibliográfico, a estratégia de marketing quadrangular – denominado eufemisticamente por “visão” – e o seus discursos religiosos da prosperidade no estado, tomaremos como objeto de pesquisa o livreto “Seminário de Sabedoria Financeira” (2014) do pastor Rodrigo Moraes. Este possui uma influência na igreja em nível estadual, sendo visto como exemplo de sucesso no ministério pastoral dentro da instituição, sobretudo na sua igreja local. Seu livreto é, assim, uma fonte relevante para o nosso objetivo. Encontramos, nele, o ensinamento de estratégias e o fornecimento de homilias para pastores e pastoras com a finalidade de mostrá-los como aumentar a arrecadação financeira de suas igrejas por meio de dízimos e ofertas. Concluímos que a imagem do pastor quadrangular construída é a de uma figura desumana e sobre-humana, sendo o pastor transformado em uma vitrine da fé para vender o produto da prosperidade quadrangular. Por meio de um uso comprometedor de textos bíblicos, propaga-se que o cristão, para ser uma pessoa de Deus e para receber bênçãos divinas, deve não somente pagar o dízimo, mas também uma oferta mensal. A teologia da prosperidade quadrangular, ensinada por Moraes, é um conteúdo presente em um contexto capitalista, que utiliza-se dos artifícios dele para obter êxito, tais como estratégias de marketing e discursos de retribuição, investimento (mercado financeiro) e meritocracia.
Palavras-chave: Fé. Teologia da prosperidade. Dízimo. Oferta.