Ensino público no Brasil e o intento de pleno desenvolvimento da pessoa humana: Considerações de Jacques Maritain sobre a educação

Autores

  • Ilton Garcia da Costa
  • Edinilson Donizete Machado
  • Vitória Moinhos Coelho
  • Melissa Zani Gimenez

Resumo

O desenvolvimento da pessoa humana concretiza-se, precipuamente, por meio da educação. Um ensino eficiente, atento às necessidades essenciais à manutenção da vida, considerada em sua integralidade, atribui e mantém a condição inerente de ser digno. A vida considerada em sua integralidade não se restringe a aspectos materiais, mas consiste em considerá-la em sua condição multidimensional. Para tanto, pensar a educação não se restringe a prestação de um serviço público, o que fatalmente conduziria a fim diverso do pretendido, mas implica, sobremaneira, em pensá-la de forma adequada, segundo uma teoria humanística capaz de compreender e favorecer um desenvolvimento que torne o ser humano mais verdadeiramente humano. É neste sentido que as considerações de Jacques Maritain sobre o desenvolvimento integral tendem a contribuir com o estudo da educação enquanto meio de efetivação de uma vida integralmente digna. Para tanto, o presente trabalho desenvolveu-se pelo método dedutivo e procedimento bibliográfico e documental.

Palavras-chave: Direito fundamental social; educação; pleno desenvolvimento da pessoa humana; humanismo integral; Jacques Maritain.

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Publicado

2023-08-15

Como Citar

Costa, I. G. da ., Machado, E. D. ., Coelho, V. M. ., & Gimenez, M. Z. . (2023). Ensino público no Brasil e o intento de pleno desenvolvimento da pessoa humana: Considerações de Jacques Maritain sobre a educação. Pensar-Revista Eletrônica Da FAJE, 14(1), 197. Recuperado de https://www.faje.edu.br/periodicos/index.php/pensar/article/view/5405