Em busca da compreensão da tridimensionalidade da experiência humana

Autores

  • Juliane Corrêa

DOI:

https://doi.org/10.20911/21799024v13n2p20/2022

Resumo

Resumo: Neste texto, apresento algumas inquietações e questionamentos sobre experiência e relação sujeito-objeto decorrentes da forma como interagimos com as coisas e nos apropriamos das atuais tecnologias de comunicação e informação no contexto educativo. Para isso, retomo estudos de Semetsky (2006, 2010) e Ellsworth (2005) sobre experiência e relação, enquanto lugar de aprendizagem, assim como, estudos de Buber (1974), Rosenzweig (1989) e Levinas (2011) sobre a dimensão ética, enquanto relação, proximidade e sensibilidade frente ao outro. Em seguida, busco, de forma ainda incipiente, ampliar a compreensão do fenômeno educativo, enquanto experiência, considerando a visão tridimensional e trinitária abordada por Panikkar (2016). E, por fim, reitero o desafio que consiste em reconhecermos a inter-independência entre Deus, Homem, Mundo e superarmos a separação entre o conhecimento e o amor.

Palavras-chave: Ética Contemporânea. Contexto Educativo. Visão Trinitária.

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Publicado

2022-12-26

Como Citar

Corrêa, J. . (2022). Em busca da compreensão da tridimensionalidade da experiência humana. Pensar-Revista Eletrônica Da FAJE, 13(2), 20. https://doi.org/10.20911/21799024v13n2p20/2022