Vladimir Jankélévitch e o Não-sei-quê (Je-ne-sais-quoi)

Da utilização da categoria em sua obra às influências da teologia mística de São João da Cruz

Autores

  • Felipe Marçal Anunciação

Resumo

Neste artigo, abordaremos o Não-sei-quê (Je-ne-sais-quoi) e o Quase-nada (Presque-rien) na filosofia jankélévitchiana. Apresentaremos como esta categoria na perspectiva de seu pensamento guia-nos em direção aos aspectos inesgotáveis e atmosféricos da totalidade da vida. A partir desta constatação, apresentaremos como Vladimir Jankélévitch coloca em dúvida o pensamento retórico musical como suficiente para explicar o prazer da fruição estético musical, colocando, a priori, a experiência do mistério inominável, compreensível através da experiência, mas impossível de traduzir em palavras, como a resposta mais aceitável quanto ao sentimento da escuta musical; sendo a busca pela simetria e outras técnicas composicionais vinculadas à percepção visual e as relações espaciais como inadequadas para a apreensão musical, por ser uma arte essencialmente temporal e auditiva. Desta forma, a música encantaria através da tensão criadora entre o decodificável musical, que consiste na matéria musical fisicamente audível e analisável, e o imponderável, este não-sei-quê que, de forma misteriosa, irradia um encanto imerecido que nos impossibilita definições totalizantes. Em seguida, abordaremos a categoria do Não-sei-quê, oriunda da mística cristã. Para tal empreendimento, além da apresentação do pensamento do místico São João da Cruz, faremos uma comparação do pensamento do místico com a filosofia de Vladimir Jankélévitch. Para maior fundamentação de nossa interpretação, utilizaremos, além de citações de Jankélévitch, alguns fragmentos de Pseudo-Dionísio Areopagita, utilizaremos também dos escritos do padre francês Henri Bremond, que defendeu a tese de que a mística e a música são originárias do mesmo mistério noturno, sendo a mística ainda mais profunda e escura do que a música; pensamento este que muito influenciou Jankélévitch.

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Publicado

2021-09-16

Como Citar

Anunciação , F. M. . (2021). Vladimir Jankélévitch e o Não-sei-quê (Je-ne-sais-quoi): Da utilização da categoria em sua obra às influências da teologia mística de São João da Cruz. Pensar-Revista Eletrônica Da FAJE, 12(1), 55–69. Recuperado de https://www.faje.edu.br/periodicos/index.php/pensar/article/view/4796