Santo Tomás e o problema do mal
Palavras-chave:
Mal, Santo Tomás, Deus.Resumo
O problema do mal tem sido uma grande dificuldade para o ser humano. Mas, nos últimos cem anos, a horrível manifestação do mal e sofrimento no mundo fez o homem moderno questionar acerca da veracidade da existência de Deus. Como é possível acreditar num Deus bom frente aos genocídios, as guerras e tanto sofrimento e injustiça aos inocentes no século vinte? Como um Deus bom e todo-poderoso pode ficar de fora do mundo e escutar os gritos das mulheres e as crianças que pedem ajuda e proteção quando os soldados entram em suas casas para as escravizar e matar? Parece uma piada de mau gosto. Em vez disso, parece mais razoável concluir que Deus não está lá para ajudar (não existe) ou não quer ajudar (não é bom), ou não pode ajudar (não é todo-poderoso). Num artigo famoso, o filosofo J.L. Mackie argumentou que as três proposições: Deus é omnipotente, Deus é completamente bom, o mal existe, parecem criar uma contradição, e o teólogo precisa aceitá-las, mas não pode consistentemente. Essa situação força o teólogo a pensar sobre a resposta. Em face da realidade do mal no mundo, como é possível que um Deus bom e todo-poderoso exista? No mesmo tempo, o teólogo Cristão não precisa pensar sobre essa questão sozinho, independente da tradição Cristã. As riquezas da reflexão sobre Deus, o bem e o mal das grandes figuras da Igreja podem-no orientar hoje. Santo Tomás tem um lugar privilegiado nessa tradição por causa da profundeza e clareza do seu pensamento. Assim, este artigo dará uma exposição da resposta de Santo Tomás de Aquino a essa questão. Seguindo o doutor angélico, começará com uma exposição do seu conhecimento de bondade de Deus, depois a concepção do mal na criação e finalmente a explicação da compatibilidade das afirmações da bondade de Deus e a realidade do mal. A tese deste artigo é que a formulação do ”˜problema do mal' pressupõe uma concepção de Deus, do bem e do mal que Santo Tomás não tem, então sua resposta faz um reinterpretação do problema que evita a contradição aparente.