A proposta habermasiana de completude do projeto da modernidade a partir da racionalidade comunicativa

Autores

  • Rutinéia Alves Ferreira

Palavras-chave:

filosofia da consciência, metafísica, racionalidade comunicativa, razão destranscendentalizada, completude da modernidade.

Resumo

Este artigo apresenta uma breve síntese da tarefa empreendida por Jürgen Habermas na elaboração das bases de uma unidade do pensamento como condição fundamental para a superação da incompletude do Projeto da Modernidade caracterizado pela fragmentação da razão. Nessa empreitada, Habermas coloca em questão o conceito de racionalidade, tomando a Crítica da Filosofia da Consciência e da Metafísica como ponto de partida para a reconstrução da unidade da razão. Na defesa de uma razão destranscendentalizada, contra um de seus principais oponentes teóricos, Dieter Henrich, Habermas desvela uma racionalidade intersubjetiva e processual, subjacente às ações comunicativas orientadas para o entendimento. Ao assumir como tarefa filosófica a reconstrução da razão moderna, o programa habermasiano apresenta os caminhos para a desmistificação da modernidade como projeto incapaz de promover a prometida emancipação.

Downloads

Publicado

2016-07-08

Como Citar

Ferreira, R. A. (2016). A proposta habermasiana de completude do projeto da modernidade a partir da racionalidade comunicativa. Pensar-Revista Eletrônica Da FAJE, 7(1), 23–37. Recuperado de https://www.faje.edu.br/periodicos/index.php/pensar/article/view/3521