O AMOR COMO ELEMENTO FUNDAMENTAL NA ÉTICA DE SANTO AGOSTINHO

Autores

  • Frederico Soares de Almeida

Palavras-chave:

Amor, caridade, Deus, liberdade, vontade.

Resumo

O objetivo desse artigo é mostrar que a ideia de amor cristã é um elemento fundamental na ética agostiniana. Dentro de sua proposta ética o amor é compreendido como aquilo que impulsionará toda a ordem moral. O amor tem como finalidade a caridade. Esse amor será orientado pela vontade, que leva à liberdade, tendo como fim a ordem da caridade. O amor será visto como aquilo que se pode chamar de motor íntimo da vontade humana. Se o ser humano, diferentemente dos animais, pode ser caracterizado como um ser de vontade, afirma-se que ele é movido por amor. Deus será visto como a fonte do verdadeiro amor.

ABSTRACT: This paper shows that the Christian idea of love is a fundamental element at Augustinian ethic. In his ethic proposal, love is understood as what will drive the moral order. Love aims at charity. Love will be guided by desire, which leads to freedom, having as a purpose the charity. Love can be seen as a mover of the human desire. If the human being, unlike animals, can be characterized as a being of desire, it is claimed that one is moved by love. God is seen as the source of the true love.

Downloads

Publicado

2014-09-12

Como Citar

de Almeida, F. S. (2014). O AMOR COMO ELEMENTO FUNDAMENTAL NA ÉTICA DE SANTO AGOSTINHO. Pensar-Revista Eletrônica Da FAJE, 5(1). Recuperado de https://www.faje.edu.br/periodicos/index.php/pensar/article/view/2775