DEUS E TEMPO: A PROPÓSITO DE UM LIVRO SOBRE CLARICE E KIERKEGAARD

Autores

  • Maria Lourdes do Nascimento

Resumo

O artigo tem por foco o livro Um Deus no Tempo ou um Tempo Cheio de Deus, de Marília Murta de Almeida. Os campos do livro são a literatura e a filosofia e a relação entre ambas. A autora explora o viés filosófico do romance Uma Aprendizagem, de Clarice Lispector e estabelece um diálogo entre a romancista e Kierkegaard, ou entre a relação de transcendência entre o ser humano e o absoluto, desenvolvido no romance pela personagem Lóri, que trava uma luta consigo mesma diante da abertura que a vida lhe oferece e as noções de paradoxo e instante kierkegaardiana.

Abstract: This article focuses the book Um Deus no Tempo ou um Tempo Cheio de Deus, from Marília Murta de Almeida. The book's fields are Literature and Philosophy and the relationship between both. The Author of the book explores the philosophic way of the novel Uma Aprendizagem, by Clarice Lispector, and makes a dialog between Clarice Lespector and Kierkegaard, or between the transcendence of the Absolute and the human being, developed in the novel by the character Lóri, that fight against herself in front of an opening which life gives her, and the kierkegaardian notions of paradox and instant..

Downloads

Publicado

2012-06-05

Como Citar

Nascimento, M. L. do. (2012). DEUS E TEMPO: A PROPÓSITO DE UM LIVRO SOBRE CLARICE E KIERKEGAARD. Pensar-Revista Eletrônica Da FAJE, 3(1). Recuperado de https://www.faje.edu.br/periodicos/index.php/pensar/article/view/1620