A CONTRIBUIÇÃO DE HEIDEGGER À FILOSOFIA DA RELIGIÃO

Autores

  • José João Neves Barbosa Vincente CPP
  • José Reinaldo F. Martins Filho UFS

Resumo

O objetivo do presente texto é apresentar a possível contribuição da filosofia heideggeriana no tocante a uma filosofia da religião. Para tal, se propõe adentrar os ditames da ontologia fundamental, procurando nela a proposta de um ultrapassar da metafísica tradicional, o que implica em uma re-elaboração da compreensão de Deus erigida ao longo dos séculos. A todo o conjunto acumulado ao longo da história, Heidegger denomina onto-teo-logia. Sua proposta de um olhar crítico sobre a religião prevê retirar-lhe qualquer papel utilitário, bem como, proporcionar o solo adequado para a manifestação do ser em si mesmo. Não se trata, portanto, de um ateísmo, tampouco um teísmo; trata-se de um discurso para além dos deuses, ou seja, de uma ontologia pós-teológica.

Abstract: The purpose of this paper is to present the possible contribution of Heidegger's philosophy with regard to a philosophy of religion. To this end, proposes to enter the dictates of fundamental ontology, the proposal for it to overcome a traditional metaphysics, which implies a re-elaboration of the understanding of God erected over the centuries. The entire set accumulated throughout history, Heidegger calls onto-theo-logy. His proposal for a critical look at religion provides withdraw any utility role, as well as provide the proper ground for manifestation of being in itself. It is therefore an atheist, nor a theism, it is a discourse beyond the gods, a post-theological ontology.

Downloads

Publicado

2011-11-23

Como Citar

Vincente, J. J. N. B., & Filho, J. R. F. M. (2011). A CONTRIBUIÇÃO DE HEIDEGGER À FILOSOFIA DA RELIGIÃO. Pensar-Revista Eletrônica Da FAJE, 2(2). Recuperado de https://www.faje.edu.br/periodicos/index.php/pensar/article/view/1422