Diretor-Responsável: Diretor de Publicações da Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia

e-mail:publicacoes@faje.asav.org.br

Revistas

  • Perspectiva Teológica

    Missão

    Perspectiva Teológica, classificada como A1 no QUALIS de sua área é publicada quadrimestralmente (janeiro/abril; maio/agosto; setembro/dezembro). Tem como finalidade divulgar a reflexão teológica (no âmbito sistemático, bíblico e pastoral) com qualidade científica reconhecida, estando aberta ao diálogo ecumênico e inter-religioso, bem como a outros campos do saber científico que contribuam para o serviço da fé e o compromisso com a justiça.  Deste modo, constitui-se em instrumento a serviço da permanente atualização da teologia e esclarecimento da fé cristã frente aos problemas do mundo pós-moderno. Através de artigos temáticos e diversos oferece aos que se dedicam à  teologia auxílio para sua reflexão e debate teológico. Possibilita a seus leitores (as) subsídios para fundamentar, ao longo do tempo, a razão de sua fé e esperança (1Pd 3,15).

    Abrangência dos artigos

    Perspectiva Teológica publica artigos que abrangem as áreas: 1. Teologia da Práxis Cristã (Espiritualidade Cristã e Pluralismo Cultural e Religioso; Tendências Éticas Atuais). 2. Teologia Sistemática (Fontes Bíblicas da Tradição Cristã; Interpretação da Tradição Cristã no Horizonte Atual).

  • Síntese: Revista de Filosofia

    Publicada pelo departamento de Filosofia da Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE), de Belo Horizonte, Síntese - Revista de Filosofia tem como finalidade a divulgação de textos de filósofos contemporâneos brasileiros e estrangeiros, que expressem resultados de pesquisa original em nível de pós-graduação e apresentem um real interesse e qualidade em vista do enriquecimento da cultura filosófica nacional. É uma revista de inspiração cristã, mas aberta a todos os horizontes do pensamento, tendo como exigência básica a observância dos padrões científicos reconhecidos de produção filosófica.

    Em aproximadamente 180 páginas, cada número contém, via de regra: a) um artigo de abertura de nível acadêmico, que analisa problemas de atualidade sob o ponto de vista da reflexão filosófica; b) artigos de nível acadêmico em português, inglês, francês, italiano ou espanhol; c) notas bibliográficas; d) recensões ou resenhas; e) sumário de algumas principais revistas filosóficas. A Revista é publicada quadrimestralmente, intercalando números temáticos e números ecléticos.

  • Annales Faje

    Annales FAJE (AF) reúnem os diversos textos de eventos organizados pelos Departamentos de Filosofia e Teologia da Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE), como Seminários, Colóquios, Simpósios, Congressos etc., através de seus Grupos de Pesquisa, Programas de Pós-Graduação, Atividades da Graduação, da Especialização e da Extensão. A FAJE pretende com eles divulgar parte de sua pesquisa ao grande público em acesso gratuito, contribuindo assim para a formação no âmbito da filosofia, da teologia e das áreas afins, ampliando o debate e o senso crítico, na perspectiva de um humanismo solidário.

  • Pensar-Revista Eletrônica da FAJE

    A Revista PENSAR publica artigos de pesquisadores/as das áreas de Filosofia, Teologia e afins, acolhendo particularmente textos de estudantes de pós-graduação (e graduação). As contribuições podem ter o formato de artigos, comunicações, traduções, resenhas, experiências e documentos, de modo que por seu conteúdo contribuam na formação atualização e desenvolvimento científico.