O corpo de Cristo na pintura de Michelangelo Caravaggio

Autores

  • Fabiana Câmara Furtado

Resumo

As representações de Jesus estão presentes na iconografia religiosa desde o advento do cristianismo. Nessas reproduções encontramos com frequência Jesus em vários momentos da vida: criança, adulto, crucificado, ressuscitado. De acordo com o contexto histórico e estilo de um artista e sua época, a representação de Jesus será o reflexo desses elementos. Partindo desse pressuposto, este trabalho tem como objetivo analisar as representações pictóricas de Jesus nas pinturas do artista Barroco Michelangelo Meresi da Caravaggio. Como se sabe, sua pintura tem como característica um realismo contundente em vários aspectos, em especial, na reprodução dos corpos das personagens. Esse realismo impede o pintor de fazer corpos idealizados e distantes da realidade como representados no Renascimento. No caso da representação das cenas nas quais o corpo de Cristo se faz presente, há uma explosão de cores, em especial, o vermelho, que entra em choque com o uso do tenebrismo tão presente nas telas do pintor. A partir do que foi exposto, espera-se reafirmar a importância da história da arte para o conhecimento de uma época e oferecer novas contribuições para a compreensão da obra do pintor Michelangelo Meresi da Caravaggio.

Palavras-chave: Corpo. Pintura. Barroco italiano. Michelangelo Caravaggio.

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Publicado

2023-12-29

Como Citar

Furtado, F. C. (2023). O corpo de Cristo na pintura de Michelangelo Caravaggio. Annales Faje, 8(4), 26. Recuperado de https://www.faje.edu.br/periodicos/index.php/annales/article/view/5485