A contribuição da homilia para uma mistagogia permanente dos iniciados à vida cristã
Resumo
Resumo: Em muitas comunidades, percebe-se nos iniciados à vida cristã uma precária instrução catequético-litúrgica, cuja assimilação praticamente se limita à fase da preparação sacramental. Ao mesmo tempo, para muitos fiéis, a homilia ainda representa o único momento de formação contínua para alimentar a fé. Nesse sentido, esta exposição busca apresentar a contribuição da homilia para uma mistagogia permanente daqueles que participam das celebrações dominicais. Os objetivos deste trabalho consistem em desenvolver a dimensão mistagógica da homilia e em situá-la no quadro de uma perene iniciação ao mistério no decurso do Ano Litúrgico. Valendo-nos de uma pesquisa bibliográfica, começaremos com a abordagem de um panorama da relação entre os iniciados e a liturgia, desembocando no tema da homilia. Em seguida, explanaremos a dimensão mistagógica da homilia, que não se refere apenas à conexão entre a Escritura e o rito, mas também faz acenos a palavras, gestos e sinais da liturgia. Por fim, elencaremos alguns exemplos de como a homilia pode auxiliar os fiéis em uma contínua experiência pedagógico-mistérica ao longo do Ano Litúrgico. Os resultados obtidos apontam que a mistagogia homilética contribui para superar o descompasso entre liturgia e catequese ao estimular os iniciados a participarem ativa e conscientemente dos ritos.
Palavras-chave: Homilia. Mistagogia. Liturgia. Iniciação Cristã.