A sinodalidade, um itinerário estratégico de participação e sistematização dos processos pastorais no cotidiano da escola confessional

Autores

  • Jean Michel Damasceno

Resumo

Resumo: O presente trabalho pretende identificar que nos métodos e processos pastorais da escola confessional temos espaços potencializadores para estimular a práxis de uma escuta pedagógica, de diálogos que agregam a premissa da coletividade e a sistematização como trilha que fortalece o planejamento conjunto. Estes indicativos oferecem subsídios para priorizar a evangelização no chão da escola de uma forma sinodal. Não é uma evangelização descontextualizada ou isolada. Com isso, o princípio da sinodalidade cria a concepção de comunhão, de participação e de corresponsabilidade de que a pastoral é o compromisso prioritário de uma escola com a identidade confessional, ou seja, todos os responsáveis participam e colaboram na construção desta missão evangelizadora. Os caminhos usados nessa proposta de reflexão foram através do diálogo com as equipes articuladoras dos processos pastorais das unidades Maristas da João Pessoa/PB e Teresina/PI, mapeando as ações que foram pensadas no contexto colaborativo e observando a organização dos planejamentos das iniciativas pastorais com os processos pedagógicos das unidades. Após esse itinerário de acompanhamento e de reflexão notou-se que os espaços pastorais destas unidades são configurados numa perspectiva sinodal diante das iniciativas evangelizadores.

Palavras-chave: Sinodal. Escola. Planejamento. Juventude. Vocação.

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Publicado

2022-12-24

Como Citar

Damasceno, J. M. . (2022). A sinodalidade, um itinerário estratégico de participação e sistematização dos processos pastorais no cotidiano da escola confessional. Annales Faje, 7(2), 244–247. Recuperado de https://www.faje.edu.br/periodicos/index.php/annales/article/view/5204