Missão e Comunicação: Formação presbiteral em tempos de pandemia

Autores

  • George Luís Cardoso Silva
  • Eric Jader Azevedo Costa

Resumo

O processo de formação inicial dos presbíteros, não diferente da realidade que lhe cerca, foi diretamente afetado pela pandemia da covid-19. Esta pesquisa, partindo do cerne do processo formativo, visa iluminar o hodierno panorama das casas de formação presbiteral, tecendo possíveis vias de progressos formativos em meio à atual crise. Os seminários, instituídos pelo Concílio de Trento, se configuram como lugar de formação presbiteral inicial. Todavia, ao longo dos séculos, o processo formativo passou por adequações. Destarte, como ação eclesial, a formação também percorre a via do aggiornamento, para gerar padres capazes de lidar com os desafios que se apresentam na história. O documento de Aparecida compreende a formação presbiteral como continuação de um caminho iniciado no batismo. O seminarista deve se compreender como um discípulo-missionário, comunicador da vida plena que recebe da Trindade, desde o seu batismo, mas, sobretudo, dentro da missão específica do ministério ordenado. A própria formação presbiteral se configura por essa comunicação. A Trindade é o principal agente do processo formativo. Em meio à pandemia da covid-19, tal processo se viu continuado através de diversas iniciativas, com seus ônus e bônus. Não obstante, a grande questão levantada em meio à crise consiste em como superá-la.

Downloads

Publicado

2021-10-28

Como Citar

Silva, G. L. C. ., & Costa, E. J. A. . (2021). Missão e Comunicação: Formação presbiteral em tempos de pandemia. Annales Faje, 6(1), 466–472. Recuperado de https://www.faje.edu.br/periodicos/index.php/annales/article/view/4863