Das aulas às telas: o sentido que deve permanecer na formação da fé em tempos de mudança

Autores

  • David Lima Diaz

Resumo

A escola, a catequese e a celebração litúrgica, foram, até no começo da pandemia, o espaço onde as crianças recebiam a formação da fé. Neste novo tempo diversas mudanças as crianças são um dos grupos dos mais afetados nesta situação. Para elas o seu mundo reduziu-se ao espaço de suas moradias e o contato com outras pessoas de sua idade reduziu-se ao escasso encontro que fornece a tela do computador ou do smartphone. Sem encontros, brincadeiras ou oficinas presenciais; sem esses abraços ou essa gritaria nas aulas, os professores de religião e os catequistas têm agora um enorme desafio. O objetivo desta comunicação é refletir sobre como acontece o fomento da experiência de Deus num tempo tão volátil. Como pode a Teologia Pastoral responder às necessidades das crianças no tempo atual? O método para tentar responder a essa inquietude compreende os três passos oferecidos na metodologia da teologia da libertação: a mediação socio-analítica, a mediação hermenêutica e a mediação prática. Como conclusão espera-se tentar responder sobre qual é o sentido atual e fundamental que deve permanecer nas aulas virtuais de religião e catequeses de modo que a fé das crianças possa ser fortalecida na busca de Deus.

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Publicado

2021-10-28

Como Citar

Diaz, D. L. . (2021). Das aulas às telas: o sentido que deve permanecer na formação da fé em tempos de mudança. Annales Faje, 6(1), 334–342. Recuperado de https://www.faje.edu.br/periodicos/index.php/annales/article/view/4849