A ALTERIDADE DO OPRIMIDO NA OFICINA DO JÚRI SIMULADO DO PROJETO DE EXTENSÃO LAÇOS

Autores

  • Thales Brandão Machado Moreira Graduado e Pós-graduando em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC MG.

Palavras-chave:

Alteridade. Oprimido. Paulo Freire. Emmanuel Lévinas. Projeto Laços. Júri simulado.

Resumo

Esse texto pautou-se na análise e verificação da alteridade, conceito trabalhado e utilizado segundo a definição do filósofo Emmanuel Lévinas, diante da visão do oprimido, conceito desenvolvido pelo pedagogo brasileiro Paulo Freire ao logo de sua obra, dentro da oficina do Júri Simulado no projeto de extensão Laços, da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais em parceria com o Centro de Referência Especializado de Assistência Social, que se propunha a realizar atividades em forma de oficinas com adolescentes em conflito com lei que cumprem medida socioeducativa em meio aberto na cidade de Belo Horizonte/MG. Buscou-se, portanto, verificar se o oprimido, aqui, adolescente em conflito com a lei, é capaz de demonstrar alteridade na oficina Júri Simulado. Essa análise contará com os votos e falas proferidos pelos adolescentes durante as oficinas e confrontados com os conceitos do filósofo lituano e com os pensamentos do pedagogo brasileiro.

Downloads

Publicado

2018-05-29

Como Citar

Machado Moreira, T. B. (2018). A ALTERIDADE DO OPRIMIDO NA OFICINA DO JÚRI SIMULADO DO PROJETO DE EXTENSÃO LAÇOS. Annales Faje, 3(1), 141. Recuperado de https://www.faje.edu.br/periodicos/index.php/annales/article/view/3983