A ética da responsabilidade em Hans Jonas: crítica à modernidade e novos caminhos de atuação

Autores

  • Isaias Mendes Barbosa

Palavras-chave:

Ética tradicional. Paradigma da Modernidade. Ética da responsabilidade.

Resumo

A presente pesquisa apresenta a invenção de uma nova ética pautada no princípio da responsabilidade humana e extra-humana, para a civilização moderna na segunda metade do século XX. Tal proposta do filósofo alemão Hans Jonas (1903-1993) é marca ressonante para uma reflexão na contemporaneidade. Partindo de uma abordagem metodológica reflexivo-analítica da obra O princípio responsabilidade: ensaio de uma ética para civilização tecnológica (1979), a presente comunicação destaca os seguintes pontos: 1) as características e limites da ética tradicional, 2) alguns problemas e riscos de ordem ética na Modernidade científico-tecnológica, 3) a reformulação do imperativo categórico kantiano pelo imperativo jonasiano e 4) a proposta de uma ética baseada no princípio da responsabilidade para a civilização científico-tecnológica.

Biografia do Autor

Isaias Mendes Barbosa

Graduado em Filosofia na Universidade Estadual do Ceará (UECE), discente do curso de Teologia na Faculdade Jesuíta Filosofia e Teologia (FAJE).

Downloads

Publicado

2017-10-30

Como Citar

Mendes Barbosa, I. (2017). A ética da responsabilidade em Hans Jonas: crítica à modernidade e novos caminhos de atuação. Annales Faje, 2(2), 161–168. Recuperado de https://www.faje.edu.br/periodicos/index.php/annales/article/view/3828