A evolução da responsabilidade sob os pontos de vista jurídico e filosófico

Autores

  • Rafael Niepce Verona Pimentel

Palavras-chave:

Responsabilidade. Direito. Ética. Hans Jonas. Levinas.

Resumo

Trata-se de uma reflexão sobre o conceito de responsabilidade, na tentativa de enxergar o entrelaçamento do Direito com a Ética. Vislumbra-se na noção de responsabilidade uma ligação estreita entre o jurídico e o filosófico, entre o legal e o moral, que se evidencia pela análise de sua evolução histórica. Hans Jonas e Levinas retiram do fundamento moral a ideia de homem livre e a substituem pela Humanidade ou pelo Outro, reestruturando assim a noção de responsabilidade. Concebe-se a responsabilidade como responder em proteção ao outro. Ao fim do percurso, busca-se reconhecer quais são as influências dessa Ética contemporânea da responsabilidade no Direito atual. Em segundo lugar, questiona-se o que a evolução da noção de responsabilidade é reveladora da visão de mundo da sociedade contemporânea e como o fenômeno jurídico é expressão dessa cosmovisão.

Biografia do Autor

Rafael Niepce Verona Pimentel

Formado em Direito pela UFMG. Formado em Filosofia pela FAJE. Mestre em Teoria do Direito pela Université Paris Nanterre. Juiz de Direito do Tribunal de Justiça de Minas Gerais.

Downloads

Publicado

2017-10-30

Como Citar

Verona Pimentel, R. N. (2017). A evolução da responsabilidade sob os pontos de vista jurídico e filosófico. Annales Faje, 2(2), 85–94. Recuperado de https://www.faje.edu.br/periodicos/index.php/annales/article/view/3817